Cana Brava Resort investe em público sênior e registra aumento na ocupação

Apostando na vitalidade e em uma programação inclusiva, a melhor idade se tornou público cativo no Cana Brava Resort, em Ilhéus, na Bahia. O Resort tem observado um aumento crescente no número de hóspedes experientes. Em comparação à primeira metade de 2023, o Cana Brava registrou um aumento de 13% no público da melhor idade em 2024.
De acordo com Maitê Teixeira, gerente comercial do resort, “esse público aproveita tanto quanto e, muitas vezes, até mais do que os jovens e adultos. Especialmente quando se trata de um resort pé na areia”. Algumas cidades e destinos perceberam a tendência e investiram em um turismo que, não necessariamente sendo voltado para a terceira idade, apetece muito o público sênior.
O turismo entre a população sênior tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos. Segundo a American Association of Retired Persons (AARP), 37% – mais de um terço – de todos os viajantes de 2024, até junho, eram sêniores.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a população com mais de 60 anos ultrapassou os 32 milhões em 2022, representando cerca de 15% da população total – e vai corresponder a 25% da população brasileira até 2060. Esse aumento reflete uma tendência global em que os mais experientes estão cada vez mais interessados em explorar novos destinos e experiências.
“Percebemos que boa parte do público sênior busca viajar com os familiares. Muitas famílias que nos visitam incluem três gerações, justamente porque o ambiente de resort na beira da praia possibilita desde brincadeira e diversão para as crianças até relaxamento para os adultos – é o tipo de lugar que todos conseguem aproveitar”, lembra a gerente.
Para Uelton Santos, responsável pela programação de lazer do Cana Brava, é preciso perceber as nuances entre os gostos dos diferentes públicos e saber dosar. “Como resort, temos que escolher com carinho e estratégia as atrações que oferecemos, pois queremos que os hospedes participem, independentemente da idade”. Ele conta que o resort vem decidindo pelo caminho de confiar nas suas raízes e regionalidade como ferramenta para fechar as lacunas entre gerações.
Os hóspedes seniores são os que mais aproveitam a política all-inclusive, com destaque especial para a carta de drinks, disponível do quarto à beira da praia, e para o extensivo menu dos três restaurantes do resort. Também vem ganhando cada vez mais importância a programação de bem-estar, yoga, massagem e outras atividades, que promovem a socialização e a saúde física.
O público sênior aproveita ao máximo as praias e as atrações naturais. A beleza e a tranquilidade do local oferecem um ambiente perfeito para relaxamento e atividades ao ar livre, como caminhadas matinais à beira-mar, sessões de alongamento e trilhas guiadas na mata nativa.
COMENTÁRIOS